Técnicas Projetivas
Há várias técnicas para promover a saída lúcida para fora do corpo, dentre as quais apresentaremos algumas. Para aqueles interessados em conhecer outras, indicamos o tratado Projeciologia.
Na aplicação das técnicas é importante observar os seguintes fatores básicos: a vontade para se projetar. a intencionalidade. o estado fisiológico e psicológico. a auto-organização. a persistência e a determinação na aplicação da técnica. a preparação do ambiente físico para maior conforto do corpo. o aproveitamento e o registro de toda experiência. o estado energético. a idade, pessoas mais jovens em geral projetam-se mais espontaneamente, mas as pessoas mais idosas têm mais maturidade para aproveitar as experiências. autoconfiança nas próprias potencialidades. o espírito investigador, científico, sem misticismos. Algumas Técnicas Projetivas Técnica da Concentração MentalTécnica da Auto-imagem projetivaTécnica da Projeção Consciente FragmentadaMobilização básica de energias A Mobilização básica de energias é a técnica pelo qual a pessoa através de sua força de vontade passa a perceber e controlar suas energias. A Mobilização básica de energias consiste em 3 movimentos energéticos: Circulação Fechada com a instalação do Estado Vibracional, Exteriorização e Absorção. 1. Circulação fechada de energias é o controle consciente dos movimentos energéticos dentro de você mesmo percorrendo da cabeça até os pés e mãos e retornando a cabeça. A circulação fechada de energias tem como objetivos: Instalar o estado vibracional: condição que predispõe a desintoxicação das energias e também a decolagem do psicossoma na projeção lúcida Sanar distúrbios orgânicos, minidoenças e indisposições. Ampliar suas autodefesas energéticas, não permitindo a entrada de energias indesejáveis no seu campo energético. O estado vibracional estimula a autoconfiança do praticante, pois sua percepção indica a melhoria nos exercícios energéticos
Circulação fechada:
Estado vibracional – dinamização máxima das energias:
2. Exteriorização de energias é o movimento em que o indivíduo lança suas energias por todos os lados e sentidos para fora do seu campo.
A exteriorização de energias tem como objetivos: Aumento do campo de energias individuais Percepção das energias do ambiente. Doação de energias de forma espontânea para assistência.
Exteriorização de energias:
3. Absorção de energias é o movimento de captação de energias de ambientes positivos através da vontade do praticante.
A Absorção de energias tem como objetivos:
Recuperação de disposição e saúde.
Aumento do desempenho projetivo do praticante.
Recuperação das horas de sono.
Absorção de energias:
Para aplicar a técnica o praticante deve seguir estas etapas:
Busque uma posição confortável, deitado(a) ou sentado(a). Pode ser aplicada de pé também, exigindo maior controle motor e de equilíbrio do corpo físico.
Comece a concentrar a atenção e a perceber suas energias. Elas podem ser percebidas como um calor em torno de você ou sensação de eletricidade no corpo.Cada pessoa pode apresentar um sinal característico para a manifestação das energias.
Leve através da vontade suas energias a se concentrarem no alto de sua cabeça.
Faça suas energias percorrerem seu corpo da cabeça até os pés e mãos e retorne a cabeça repetindo este movimento várias vezes.
Com a aceleração da circulação de energias se instala o estado vibracional. As sensações podem ser: intenso calor percorrendo o corpo, eletricidade, formigamento e outras. É bom estar atento para perceber a particularidade da sua percepção.
Pare o estado vibracional e comece o movimento de exteriorizar suas energias para todos os lados para o ambiente em que você se encontra. Agora inicie o movimento de absorver energias. O praticante pode optar por absorver energias de ambientes mais tranqüilos como fontes da natureza do cosmos, do mar,…
Após o término da mobilização básica de energias realize uma inspiração profunda e movimentos leves para voltar a vigília física e à coincidência dos veículos de manifestação.
Algumas Técnicas Projetivas
Técnica de Concetração Mental
Essa técnica se baseia na concentração fixa em um objeto simples, que leva a consciência (a pessoa) a se desligar de tudo à sua volta até que o seu psicossoma, seu outro corpo de manifestação, se desencaixe do corpo físico. Técnica Projetiva – Concentração Mental. O objeto sugerido é uma vela acesa, pela sua simplicidade e capacidade de fixar a nossa atenção. As etapas da técnica são: Isole-se em um ambiente fechado onde não será perturbado durante a prática. Coloque uma vela acesa em um prato grande, sobre uma mesa, longe de cortinas ou outro objetos (a fim de evitar acidentes), em um dos cantos do ambiente. Feche as janelas para evitar o vento. Sente-se em uma poltrona ou cadeira confortável no outro extremo do ambiente, há aproximadamente 3 metros da vela. Escureça completamente o ambiente, deixando apenas a luz da vela. Fixe a sua atenção na chama da vela, afastando outros pensamentos até que chegue ao ponto em que, para si mesmo, só existam você e a vela. Durante a técnica, evite devaneios, pois os mesmos distrairão sua atenção e prejudicarão a sua saída. Ao perceber um estado de leveza, de descoincidência, busque dirigir-se até a vela com o seu outro corpo, o psicossoma, deixando seu corpo físico na poltrona. Ao atingir a projeção, busque manter a lucidez e sair para outro ambiente. Após a experiência, registre todas as suas percepções e vivências.
Técnica da Projeção consciente Fragmentada
É aquela na qual o individuo exterioriza gradativamente partes do seu psicossoma (corpo emocional) em áreas específicas. Braços, pernas, tronco, individualmente ou continuamente, ocorrendo mais raramente a projeção da paracabeça. Esta projeção faz com que a pessoa tenha a sensação de que há em seu corpo uma segunda mão, segundo braço, etc. Para o experimento, deve-se passar por um período de auto-relaxação física e mental. Cerrando as pálpebras o experimentador deve voltar sua atenção para um seguimento ou parte específica do seu corpo humano, aplicando através de sua vontade íntima, o comando para que tal parte manifeste-se para cima, lembrando que seu corpo humano deve permanecer estático. Após sentir que certo seguimento esteja deslocado, a atenção deve ser voltada para a parte seguinte a ser projetada. Sem apressar o processo, o experimentador deve levar o mesmo comando para todas as partes de seu corpo, querendo que seus segmentos extrafísicos saiam pouco a pouco de seu estado de coincidência (encaixe) dos corpos. Ao alcançar sucesso na projeção fragmentada, o experimentador está preparado para projeção pelo psicossoma inteiro na dimensão extrafísica.
Técnica da Auto-imagem Projetiva
Essa técnica para se projetar para fora do corpo é ideal para aqueles que têm facilidade para dormir sentado em uma poltrona e se baseia no estudo detalhado de sua própria imagem refletida em um espelho. As etapas para aplicação dessa técnica são: Isole-se em um ambiente fechado, onde não será perturbado durante a prática. Sente-se em uma poltrona confortável colocada em frente a um espelho grande que reflita todo seu corpo quando estiver de pé. A poltrona deve ser colocada perto do interruptor da luz que ilumina o ambiente. De pé, através do espelho, você vai inspecionar todo o seu corpo, especialmente o rosto, como se nunca tivesse se visto antes, reparando em detalhes nunca notados antes. Repare em cada expressão, forma, cor e contorno de sua face, cabelo, testa, sobrancelhas, olhos, nariz, boca, queixo, orelhas, de uma forma profunda. Depois, fixe em seus olhos e repita seu próprio nome várias vezes de forma audível e clara. Visualize-se a si mesmo no lugar da imagem no espelho, esqueça o espelho e todas as circunstâncias físicas, e mantenha intensamente essa visualização, até ficar com sono. Nesse ponto, desligue a luz e durma na cadeira. Após essa visualização intensa, como se você fosse a imagem no espelho, a tendência é o seu psicossoma sair do corpo em direção ao espelho, ocorrendo o seu despertamento fora do corpo e começando a projeção lúcida. Após o retorno, registre todas as suas percepções e vivências.
O que é Tenepes ? Tenepes (tarefa energética pessoal) é transmissão de bioenergias assistenciais, individual; programada com horário diário, do ser humano, auxiliado por amparadores extrafísicos; na vigília física ordinária; diretamente para consciências extrafísicas (desencarnados, espíritos) carentes ou doentes, intangíveis e invisíveis à visão humana comum ou indivíduos projetados, ou não, próximos ou distantes, também carentes ou doentes. O neologismo tenepes foi proposto pelo pesquisador Waldo Vieira, em 1966, conforme relatado no livro 700 Experimentos da Consciência, página 958. Tenepessista. O praticante da tenepes denomina-se tenepessista. É o indivíduo que se compromete para o resto da sua vida intrafísica a manter esta prática diária. O Tenepessista realiza suas sessões energéticas de modo anônimo, solitário, em local isolado, fechado, silencioso e escuro sem testemunhas físicas. Vamos lá, já ouviram falar de desobsessão ou desassédio? “Eliminar” influencia de espíritos malignos nas vidas das pessoas e bla bla bla ... Muitas igrejas e centros espiritas praticam desobsessão de forma nada ética. Aonde entra a tenepes nessa história? Antes tenho que inserir mais alguns dados para melhorar a compreensão. Quando morremos vamos para onde? A gente não morre, apenas nosso corpo físico, nosso corpo espiritual continua vivo. O problema é que muita gente não acredita nisso, e quando morre, fica vagando pela terra, acreditando que está vivo. A conscienciologia informa que para cada humano vivo (conscin) na terra, existem 9 espíritos (consciex) habitando entre nós. Da pra imaginar a influência que esses espíritos exercem nas nossas vidas? Tem espirito de todo tipo, da mesma forma que nós vivos. Tem espirito criança, velho, homem, mulher, bem intencionado, mal intencionado, religiosos, alegres, tristes, gananciosos, promíscuos, enfim, de todos os jeitos. Esses espíritos, na sua grande maioria após a morte, ficam desnorteados e acreditam que estão vivos, e outros, sabendo que estão mortos, não conseguem quebrar os vínculos com o mundo material, seja por questões físicas (apego material e sexual) ou por questões sentimentais (raiva, vingança, pena, amor, etc.). São as consciex assediadoras. Mas não achemos que os assediadores são apenas os mortos, nós vivos somos grandes assediadores com as nossas atitudes, pensamentos e ações que fogem de um padrão ético. Se também assediamos, como julgar os espíritos (consciex) que influenciam na nossa vida sem sabermos? De que adianta apenas retira-los de nossos caminhos se continuamos errando da mesma maneira que eles? Aí que entra a tenepes. O tenepessista (conscin), numa determinada hora do dia por 50 minutos, fechado num quarto, emite uma energia (bioenergia assistencial) que é enviada por um amparador (espirito assistencial evoluído). Essa energia faz um efeito “despertador” nos espíritos (consciex) que estão assediando alguém ou estão em completo transe e não sabem que morreram. Nesse momento o amparador faz a tarefa do esclarecimento, explicando para essas consciências a sua condição e encaminhando esses espíritos para algum hospital espiritual ou para colônias extrafísicas (cidades espirituais mais evoluídas). A tenepes faz o acolhimento, esclarecimento e encaminhamento. Pedido de Tenepes O pedido de tenepes serve para que o tenepessista, junto com o seu amparador, verifique e ajude quem estiver precisando de auxilio, seja ele de que forma. Qualquer um pode pedir que inclua seu caso ou de outra pessoa na sessão de tenepes. O pedido deve ser enviado por e-mail com informações de nome, endereço e o caso do problema. O tenepessista segue um código de cosmoética, não repassando essas informações para ninguém além de seu amparador.